O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

30 de nov. de 2011

Matéria Prima: Pallet

O que fazer com um Pallet ?!? 


Esse Cambiocó será diferente:

Vou escrever um pouco sobre Pallets (aqueles "estrados" de madeira que vemos em mercados, depósitos, fábricas...) e algumas idéias do que podemos fazer com eles. É uma matéria-prima gratuita e ecologicamente correta. E além disso, pallet dura bem mais que compensado, aglomerado e MDF.

Pallets normalmente são de pinus. 


É uma madeira muito barata e fácil de encontrar, pois a árvore cresce rapidamente. É uma madeira "mole" (fácil de trabalhar), leve, clara (cor creme) e por conter resina, dificilmente pega cupim ou brocas. Mas o acabamento ruim (pela resina e veios irregulares dificilmente fica lisa e aceita verniz ou seladoras). O pinus é "pouco nobre" e é usado em coisas que serão descartadas rapidamente, porém, tomando alguns cuidados, podemos usá-los inclusive em mobiliário. A madeira de pallets é gratuita. Qualquer fábrica, mercado ou distribuidora descarta pallets diariamente. Basta ter saco para pegar, colocar no carro ou levar a pé mesmo para a casa.


Pegou ? Levou pra casa ? Pronto. Agora tem a encheção de saco número 2: Desmontar.Pegue martelo, alicate, pé de cabra, chave de fenda e o que mais achar em casa e tire TODOS os pregos e grampos do pallet e separe as tábuas. Cuidado com o tétano ! Se não conseguir, peça a ajuda de um adulto.
Com as tábuas separadas e limpas, pegue um serrote, martelo, pregos e cola e comece a trabalhar. Abaixo, algumas coisas que eu fiz com madeira de pallet.


Ah, lembram do tópico "Pátina Provençal" (Que nome bonito !) ?!?
A cadeira foi feita com madeiras de pallet (eucalipto).

Aqui embaixo, uma "namoradeira" (banco para 2 pessoas) feita também em madeira de pallet, mas de pinus. Exceto a almofada do assento (feita pela minha namorada !), acho que não gastei nem R$5,00 com material. As madeiras e os pregos foram reaproveitados do pallet. Gastei praticamente só com lixa e seladora para o acabamento. Obs: Utilizei as ferramentas e máquinas da oficina do curso de Design do IESB daqui de Bauru. Mas pode ser feita tranquilamente com ferramentas manuais e hobby.



Lembra da viola de lata de sardinha, o "Cambiocó Master" ?!?
Pois bem, o braço-corpo foi feito com madeira de pallet também ! 


Enfim, com martelo, prego, serrote e disposição já dá pra fazer muita coisa com um pallet.

Um UTA do TATO.

23 de nov. de 2011

Triângulo de Pobre

Aos poucos vou retornar a Cambiocar.
Acho que já escrevi isso antes, mas vou dar enfoque nos Cambiocós musicais.
Esse é o básico, muito básico dos Cambiocós. Na vedade estou colocando esse Post só para encher linguiça até colocar algo interessante, e para não deixar o Blog sem assunto.

Enfim, é um triângulo, instrumento de percussão (e não percuRsão como muitos dizem) que, como já devem saber, se consiste em um ferrinho dobrado em forma de triângulo (óbvio) e um ferrinho menor que serve para bater no primeiro.

Ache ou compre um ferrinho qualquer, entre 5 e 10mm de espessura (quanto mais grosso o ferro, o som fica mais alto, porém é mais difícil de dobrar), serra, dobra e  ***PLIM !*** está pronto seu instrumento musical ! 


Esse triângulo eu fiz ainda no colegial e arranquei um ferrinho debaixo da carteira.
Que feio. Vândalo. Não estou fazendo apologia à destruição gratuita, mas a moral da história é que o Cambiocó pode vir das coisas e situações mais improváveis.
Aliás o som dele não ficou muito bom... Com ferro de construção (barra de uns 1/4") fica melhor. E usa a serra para ferro e um alicate para fazer.


Bom, bonito e barato.

Fraco, feio e fedido.

Tchau !