O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

4 de out. de 2011

Acabamento: Pátina Provençal

Pátina Provençal: Que nome bonito ! Nem parece um Cambiocó para dar cara de antigo em móveis e utensílios. Aliás, é legal ver que coisas ridiculamente simples têm nomes bonitos para parecerem complicadas ou exigem muito conhecimento para executá-las. Enfim, essa "técnica", apesar do nome, é bem fácil e dá uma cara legal aos móveis e utensílios.

Essa cadeira eu fiz há uns dois anos e usei madeira de "Pallet" (aqueles "estrados" que vão embaixo de caixas em mercados).

                                     Os "Pallets"                                   E a cadeira

Os Pallets normalmente são de madeira Pinus (acho que é a pior madeira do mundo), mas às vezes encontramos pallets de eucalipto ou cedro. É muito fácil de encontrar em distribuidoras, mercados, atacadistas e fábricas. Geralmente quando os pallets estão velhos, as empresas jogam fora. 
Aí você pega, desmonta e usa a madeira.

Bom, como é de costume, eu termino meus Cambiocós e não dou acabamento. Aí vou usando e nunca mais mexo. Essa cadeira é um exemplo. Mas ontem aprendi a fazer a "Pátina Provençal" (Que nome bonito !) 
A "Pátina Provençal" é um acabamento que dá uma cara envelhecida (geralmente em madeira).

Você precisará de: 

Lixa (muita lixa), grossa e fina , tinta látex acrílica branca (de pintar parede), ou outra cor clara, verniz à base d'água, uma vela, e uma trincha de umas 2 polegadas.

Como fazer:

Lixe a peça toda, tirando as imperfeições. Se a madeira tiver buraco ou rachaduras, tampe com massa corrida, espere secar e lixe. Eu não fiz isso, mas se você tiver paciência, faça. Fica melhor.
Pegue a vela (apagada, animal !) e passe onde quer que a não pegue. 
A parafina impede que a tinta grude na madeira. 
Dica: Passe a vela principalmente nas quinas e saliências, pois é onde ocorre maior desgaste em peças antigas. Agora pinte a peça toda e espere secar completamente.

Depois de seca, lixe a peça toda, principalmente nos locais que passou a parafina.
Passe o verniz na peça toda, para impermeabilizar. Pode passar cera para madeira ao invés do verniz.Também funciona.

Veja o resultado:


Veja alguns detalhes:




Outra observação importante é que o que dá o efeito da "Pátina Provençal" (Que nome bonito !) é o contraste entre a cor da madeira e a tinta. Quanto mais escura a madeira, melhor ! Se a madeira for clara, talvez fique bom uma tinta escura o invés de branco. 

Fim !

"Pátina Provençal". Hahahaha !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário