O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

25 de out. de 2011

Cambiocó Master

Olá Cambioquentos !

Depois de um longo e triste inverno sem novidades, cá estou eu para lhes agraciar com o Cambiocó Master: 
O fabuloso violão feito com madeira de Pallet (da pior qualidade) e lata de sardinha (da minha esta básica).
A lata de sardinha vai servir de caixa acústica, ou corpo (para amplificar o som) e a madeira será usada para fazer o braço, tampo da caixa acústica, tarraxas (aqueles trocinhos que tem para esticar ou afrouxar as cordas), e a ponte (onde prende as cordas no corpo).


Ah, depois eu continuo.

Pronto.Vou continuar.
 Como eu mencionei acima, o Cambiocó Master é um violão feito com materiais malacafentos e malacabados. Mas o resultado é muito divertido. Vejam na foto abaixo.

E o melhor está por vir: No final desse cambiocó tem um vídeo onde eu tiro um sonzinho dessa coisa aí !!! 

Então vamos lá. Primeiro, pegue a lata de sardinha de sua preferência (inclusive pode ser de atum ou de outra coisa que não seja peixe) e corte seguindo o modelo abaixo. Use uma serra para ferro, tesoura para lata ou outro artefato perfuro-cortante que lhe permita cortar a lata como ilustra o esquema abaixo.
Se não conseguir, peça a ajuda de um adulto.


Cuidado para não se cortar nas rebarbas da lata (como aconteceu comigo).
Guarde a lata e pegue um pedaço de madeira do pallet como eu descrevi no começo deste Cambiocó.
A tábua de pallet que você deve usar deve ter pelo menos a largura da lata por uns 35cm de comprimento e 1,5cm de espessura. Se tiver mais do que essas medidas, ótimo.
Agora pegue um serrote (ou serra para ferro), grosa (ou lima), lixa, faca, estilete e o que mais seu coração mandar. Serre, lixe, corte, fure até que a madeira tome o formato a seguir.
Parece difícil, mas não é. Vamos, você consegue !!!


A parte que tem o furo maior (o furo deve ter diâmetro de uns 3cm) deve se encaixar perfeitamente na borda onde ficava a tampa da lata de sardinha. E faça também 4 furos no Headstock (extremidade do braço do violão) para prender as tarrachas depois.


Essa parte mais fina da direita vai ser a "tampa" da lata de sardinha, e deve ter o tamanho exato dela. A parte mais larga do braço vai ser encaixada no corte que foi feito na lata no começo do Cambiocó.
E o meio do braço (onde você vai segurar com a mão esquerda) deve estar com a parte de baixo abaulada para que a mão se encaixe. Ah, olha aí nas fotos que você vai entender.

Com o braço/tampo do violão feitos, é só pegar a lata de sardinha (sem sardinha, sem tampa e previamente cortada) e encaixar direitinho, colando e vedando tudo com massa plástica (que se usa em funilaria) ou Durepox.
Putz, veda, encaixa e prende MUITO BEM a madeira na lata, porquê depois que esticar as cordas se não estiver bem preso vai quebrar tudo.
Espera secar e lixa  tudo até ficar sem rebarba e o menos feio possível.


Agora, pega as ferramentas e faça 4 cravelhas (tarrachas) que se encaixem nos furos do Headstock.
Não se esqueça dos furinhos nas pontas para prender as cordas.


Bom, feito tudo isso, ainda falta a pecinha maldita que segura as peças no corpo do violão (que se chama ponte) e aquela outra que apoia as as cordas no Headstock, que se chama Capotraste.
E tem uma gambiarra que estica as cordas (com uma porca tipo borboleta).
Ah, vê as fotos aí.



Agora envernize (ou encere, passe seladora, pinte...) e pronto. Prenda as cordas, que podem ser as quatro mais grossas de violão mesmo e tente afinar (pelo menos estique elas até sair som).
Eu afinei em E-A-D-G (igual as quatro primeiras do violão). Fica legal uma afinação em acorde mesmo, tipo em Sol (G-B-D-G).
Se não conseguir ou não souber, peça a ajuda de um adulto.
Dá um sonzinho meio estranho, mas com um pouco de treino e talvez até um slide (aquele tubo de vidro ou ferro que coloca no dedo) dá pra tirar um som legal dele.

Agora assista o vídeo e seja feliz !


Tchau !!!

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pena q esse computador não tem som... Queria ouvir.

    ResponderExcluir