O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

2 de fev. de 2012

Luminárias

Luminárias. Acho que são as coisas que os Designers, Decoradores e essa turminha mais gostam. Aliás, se você quer ser designer, qualquer coisa que você inventar, tem basicamente três caminhos a seguir:
Coloque uma lâmpada dentro e ela vira uma luminária;
Pendure no teto e ela vira um móbile (aliás, pra que serve um móbile ?)
Coloque pernas e vira uma cadeira.
Brincadeiras à parte, eu também já fiz luminárias. Essa aí de baixo eu fiz para o meu irmão, que estava dando um Upgrade no apê dele . A gente viu uma luminária muito legal (mas com um acabamento meio duvidoso) no Embu das Artes em São Paulo. Já viu, né: R$250,00.
A matéria prima usada era madeira (não me lembro se foi de Pallet, mas poderia ser), sisal, tinta acrílica e a parte elétrica (2 lâmpadas, 2 bocais, interruptor, fio e plug). Cobrei R$150,00 e todo mundo ficou feliz.
Fiz a estrutura de madeira (um retângulo de mais ou menos 15x15x100cm), usando cola e pregos; depois pintei de vermelho escuro (mesma tinta usada na parede do apartamento); montei a parte elétrica; e enrolei o sisal de baixo até o topo da luminária (que foi a parte mais cansativa).


Outro modelo de luminária que fiz e foi muito simples, foi uma de cabaça (purunga, porongo, cuia, sei lá). Usei uma cabaça grande (de cerca de 25cm de diâmetro na parte maior), e a parte elétrica - bocal, lâmpada, fio, interruptor e plug). Muito simples. Peguei a cabaça (é só comprar uma), lavei com sabão e palha de aço, deixei secar e passei seladora para madeira por fora.
Cortei o topo da parte mais estreita, tirei as sementes e passei um veneno de cupim por dentro (importantíssimo !), risquei o desenho por fora, e com uma serra “tico-tico” recortei a cabaça. Abaixo tem fotos de alguns modelos que fiz com cabaças.


 Abaixo tem uma de bambu. Peguei metade de um "gomo" de bambu, e com a furadeira e a serra "tico-tico" recortei a letra japonesa.


E ainda tem a luminária de lata que já detalhei aqui no blog. Lembra ?!?


Abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário