O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

21 de set. de 2011

Cambiocó Musical I

Sim, no mundo da música também existe Cambiocó ! Uma ocarina caseira !
Mas... Que cargas d'água é uma ocarina ?!?
Ocarina é aquele instrumento de sopro, feito de argila, com formato de uma empada (me desculpem, não achei nada mais próximo), com uns furinhos em cima e embaixo.

Material :
Argila ! Vai em uma floricultura ou loja de artesanato e compra. Se não me engano, custa R$3,00 o quilo. Com 1kg de argila dá pra fazer umas 10 dessas.

A ocarina caseira se faz com dois círculos de argila (tipo uma massa de pizza, mas bem pequeno), com uns 8 cm de diâmetro (se for maior, o som é mais grave, menor mais agudo). A espessura dos círculos é 3 mm, mas quanto mais fino, o som sai mais alto, porém ficará mais frágil.
Então, abaulamos unimos as extremidades, formando um "disco voador oco"...
Obs: Mexa na argila o mínimo possível. O calor das mãos faz com que ela resseque rapidamente e comece a rachar. Aí é fracasso na certa !

Outra coisa é fazer um "bico" em uma das pontas (e deixar o bico "maciço).
Veja no esquema abaixo as medidas (aproximadas) e a vista interna dela !


Veja que o "bico" da ocarina deve ser maciço.  O formato deve ficar assim:

Agora, vem a parte mais difícil ! Calma !!! Você consegue !
Vire a ocarina de cabeça para baixo, e com uma faca de ponta , enfie a ponta da faca até fazer um corte de 5 mm próximo da parte maciça. Faça mais 3 cortes, formando um quadrado de 5x5 mm. Entendeu ou quer que eu desenhe ?!? Tá bom, eu desenho. Siga exatamente o esquema !


Deve ficar igual a isso:

Agora é só ir testando e alinhando com cuidado o lado "afiado" com o canal de
ar. Não desista ! Dá um pouco de trabalho, mas quando sai o som, é pura emoção !!!

Assim que sair o som, espere a emoção passar e pegue um palito de churrasco. Faça um furo pequeno (de uns 2 mm de diâmetro) no canto frontal direito. Se você entender um pouquinho de música, perceberá que quanto tampar esse furo com o dedo do meio e assoprar terá um  "Dó". Se não entender um pouquinho de música, peça a ajuda de um adulto (hahaha !) . Assim que tirar o dedo, sairá um "Ré". Se não sair, ajuste o tamanho do furo, aumentando (agudo) ou diminuindo (grave). 
A partir daí, siga a ordem dos furos como na foto. Quando for fazendo o "Mi", "Sol", etc, vá aumentando o tamanho do furo gradativamente. Veja abaixo !

 
 Bom, é isso ! É só ir achando as notas. Assim que achar que a afinação e o som estão bons, deixe a ocarina secar por 24 horas (não coloque no sol), e envernize com seladora para pedras (compre em loja de tintas), ou se conhecer alguem que tenha forno para cerâmica, peça para cozinhar !

Ah, coloquei também um esquema de notas ! 


É bizarro, mas um pedaço de argila oco com furinho faz som ! Cambiocó !!!
Eu fiz 3 ocarinas de tamanhos (e afinações) diferentes. Vejam na foto abaixo.


  A maior ocarina está de outra cor pois a argila varia de coloração. Aquele cordão trançado atrás dela também é simples. É só colocar um ganchinho feito com clips de ferro atrás da ocarina. Abaixo tem um vídeo com as 3 ocarinas e seus sons:


Boa sorte e até a próxima !

3 comentários: