O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

20 de set. de 2011

Desidratador de Banana I

Esse cambiocó é sobre um desidratador de bananas, que fiz há uns meses atrás Teve custo baixíssimo e funciona muito bem. Não é um passo-a-passo detalhado como o anterior, mas tem fotos interpretativas e vou tentar dar uma idéia de como eu fiz e como funciona. 

O desidratador (no fundo) é feito com uma lata quadrada de 18 litros de óleo (pode usar de castanha, azeite, algo comestível. Pelo amor de Deus, não use lata de tinta, Thinner, etc). Como eu tenho um fogão a lenha no quintal, eu utilizo ele. Mas em uma fogueira funciona, desde que coloque pedras ou tijolos para erguer a lata e não pegar no fogo direto. No fogão eu nunca testei !

 
Dentro da lata tem 2 grades horizontais (onde ficarão as bananas), com cerca de 10 cm de distância entre elas e entre o fundo e o teto. Coloquei também duas alças de madeira, (cabo de vassoura) presas com arame grosso de ferro.


Para abrir a tampa e o fundo da lata, usei um abridor de latas normal (as quinas da lata são iguais as de lata de sardinha) e tesoura de calheiro, mas só com o abridor dá para se virar. Na parte de baixo (tanto da tampa quanto do fundo), deixei uma sobra de 7cm, para segurar calor e dar firmeza à lata. Não se esqueça de virar todas as rebarbas de lata para dentro. Cuidado para não se cortar !
(Eu me cortei !)

Por dentro, parafusei dois perfis paralelos em "L" para segurar as grades.
A maioria das peças encontrei em ferro velho. Gastei por volta de R$3,00 em tudo.

As grade também encontrei em ferro velho e cortei com alicate no tamanho desejado. É importante lavar bem e passar elas no fogo para esterilizar. É bom cortar as grade um pouco mais estreitas que a lata para não ficar difícil de tirar. Entorte as malditas rebarbas para não machucar as mãos.

Agora descasque as bananas e colocar nas grades (cortar na transversal agiliza).
O calor entra por baixo da lata e aquece as bananas. As aberturas na lata fazem com que haja ventilação e saia a umidade, caso contrário as bananas cozinhariam. Tente manter o fogo só com brasa; quanto mais constante o calor, melhor.
Com as bananas cortadas, demora mais ou menos 24 horas; mas não precisa passar a noite acordado, é só verificar algumas vezes para o que o fogo não apague.

Cambiocó concluído. Aliás, as bananas ficam excelentes !!!  

Um comentário:

  1. o faz uma caixinha / estufa pra secagem de frutas?
    pra fazer hortifrutigranjeiros tao secos qnto uma ameixa seca

    ResponderExcluir