O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

27 de set. de 2011

Ferramentas Básicas

Bom dia gente louca ! Nesse Post vou escrever sobre algumas ferramenta básicas, que usamos em quase todos os Cambiocós do Blog. Aliás, são ferramentas que todo mundo deveria ter em casa, para pequenos reparos e "quebra galhos". Não é muita coisa não. Vejam a seguir:

Chave de Fenda: Rosqueia parafusos em geral. Parafusos com fenda aguentam mais "torque" do que os Philips, e dificilmente "espanam". A chave de fenda tem a desvantagem de poder "escapar" do parafuso.
Chaves Philips: Tem a mesma função da Chave de Fenda, mas tem a ponta em "X". Os parafusos Philips não aguentam muita "torque", mas dificilmente a chave "escapa" do parafuso. Parafusos Philips são mais usados em eletrônicos e peças de precisão.Tenha pelo menos uma Chave de Fenda e uma Philips médias (6 mm de largura na boca).

Alicate Universal: Indispensável ! Aperta, corta, torce arame, aperta porcas e uma infinidade de outras coisas. Encontrado em qualquer loja de ferramenta, e até em supermercados. Bem barato, existe até por R$6,00. 
Se você ainda não tem, compre um.

Martelo de Marceneiro: É o martelo clássico, aquele que tem a "orelha" atrás, que serve para arrancar pregos, grampos, etc. Também é indispensável ter um em casa. Serve para pregar, arrancar, entortar, desentortar e caso o Cambiocó não dê certo, ele serve para destruir tudo no final.

Serra Para Ferro: Serve para cortar diversos metais, PVC, plástico, bambu, madeira, e uma infinidade de outros materiais. No caso da madeira, o ideal é um serrote, mas essa serra dá conta e é mais versátil, além de ser possível substituir a lâmina quando perder o corte. Não é muito cara e é fácil de ser encontrada.

Bom, com essas ferramentas já é possível fazer inúmeros Cambiocós e reparos. Caso queira um kit de ferramentas um pouco mais "completo", o que sugiro é : Furadeira Elétrica (e brocas para madeira e alvenaria), Tesoura (comum, com ponta), Estilete (com lâmina móvel) e Lima ou Lixa (para acabamentos diversos).

Ah, e como bem lembrado pelo Gaspar aí embaixo, alguns materiais também são indispensáveis, tais como: Pregos, Parafusos, Arame, Barbante, etc !

Valeu, abraços e até a próxima!

2 comentários: