O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

25 de set. de 2011

Piano: Um Final Feliz ?

Ae cambiocada !!!
Esse não é um cambiocó normal, mas uma história que aconteceu comigo há pouco tempo, que é no mínimo bizarra (e trágica). Já contei ela várias vezes aos conhecidos, mas aí vai o registro escrito ! 

Tudo começou há um tempo atrás, quando eu li os classificados de Bauru, e me deparei com um piano vertical MUITO abaixo do preço à venda. Como sou cambioquento, breganhento e um tanto quanto "musical", fui ver o tal piano:


Lindo ! Afinado, regulado e conservadíssimo ! Peguei o número de série e consultei no site do fabricante: Um Görs and Kallmann alemão da década de 40 !!!
Enfim, fiquei louco pelo piano, e logo que saí do serviço fui ao local para comprar o piano. Como ele estava no escritório de uma marcenaria, o vendedor disse para eu ir ao banco retirar o dinheiro que ele e os funcionários iriam colocá-lo sobre uma caminhonete e levar até a minha casa. Como eu estava desesperado pelo piano, não pensei duas vezes e fui até o banco. Assim que entrei no caixa eletrônico, meu celular tocou. Era o dono do piano, dizendo em tom amargurado:
"Denis, deu merda, cara ! A gente estava fazendo uma curva com a caminhonete e o piano caiu !!!"

Putz ! Só podia ser brincadeira ! Nem tirei o dinheiro. Passei em casa, tomei um copo d'água, respirei e voltei para a marcenaria.
Clima de velório. Todo mundo triste jogando os pedaços do falecido para dentro de uma caçamba. Esmigalhou tudo !!!
O (ex) dono do piano olhou com cara de gol contra para mim e disse:
 "Parece brincadeira, mas não é. Toma, leva o banquinho de lembrança."
Todos entraram na caminhonete e foram embora. Eu fiquei ali uns dez minutos segurando o banquinho e olhando pra caçamba cheia de madeira quebrada e pensando em como eu sou azarado.

Depois que o choque passou, pensei no que eu poderia levar de tudo aquilo. Não levar no sentido de aprender, mas levar para casa, literalmente, com o carro !
 Eu tinha um piano na minha frente, de graça !!! Era "só" montar.

Depois de revirar aquele monte de tranqueira durante umas duas horas, resolvi levar apenas o essencial para para a casa: O miolo do piano, onde ficam as cordas (percebi do pior jeito que pesa mais de 100kg) e o mecanismo de martelos e abafadores.
Tentei colocar aquilo de todo jeito no carro, mas não deu. Me machuquei, me sujei e passei frio. Por volta das 23hs, parecendo um mendigo, notei uma seralheria próxima aberta, e consegui que um tiozinho fizesse o carreto daquele trambolho até a minha casa.

Para finalizar, o "piano" está aqui em casa, encostado na parede do quintal (aliás, para levar ele até o quintal quase morri umas quatro vezes). Já recuperei o mecanismo, após vários surtos de raiva e ferramentas voando pelo quintal, mas já consigo fazer os martelos baterem nas cordas. Preciso ainda regular direitinho e afinar (coisa boba, só tem 240 cordas)... Ah, depois tenho que fazer e colocar as teclas, fazer uma caixa acústica e arrumar os pedais. Talvez em 50 ou 60 anos eu termine.

Bom, apesar de tudo isso, estou vivo e feliz. Se eu tiver netos, vou contar a eles.

Abaixo, fotos do que sobrou:

Esse é o "miolo", com as cordas. Nessa foto já está com o mecanismo de martelos junto.

Em close, o mecanismo de martelos e abafadores.

Essa é a marca do piano. Ficava na tampa que fecha sobre as teclas.

Olha as pernas do coitado...


É isso aí ! Se eu conseguir alguma evolução no "piano", escrevo mais Posts !
Abração !

2 comentários:

  1. Meu amigo, essa estória do piano é realmente trágica, senti na alma porque vi o baita piano que era, mas o que me chamou mesmo a atenção é a sua capacidade de sem neuras, de digerir o treco.
    Mas e ai conseguiu montar o piano?
    Quem sabe fazer uma harpa??!!
    Abraço.
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Que história hein? Se eu visse esse piano caindo da caminhonete eu teria um infarto agudo,grave e em todos os tons no miocárdio rsrsrs!Aff

    ResponderExcluir