O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

8 de fev. de 2012

Mesa Instantânea de Pallet

Saudações Cambioquentas !

Neste Cambiocó, vou mostrar como fazer uma mesa de Pallet, que não é instantânea, mas leva poucas horas para se fazer. Como há algum tempo eu não postava, esse Cambiocó é passo-a-passo ! Vamos lá !

Material:


Pelo menos 2 pallets do mesmo tamanho. Aconselho os de Pinus (pelos motivos que já descrevi nos Posts anteriores).
Dê preferência para os pallets com "pés" inteiriços, ou seja, três caibros que vão de fora a fora no Pallet. Os Pallets com cubos de madeira nos pés não serão bem aproveitados (os cubos não servirão como pés na mesa).
No decorrer do Post você vai entender o que estou querendo dizer. 


Além dos dois pallets, vamos usar: Pé de Cabra (importantíssimo para desmontar pallets), Martelo, Trena, Esquadro, Serrote e Pregos de mais ou menos 8 cm. Ao desmontar o Pallet, podemos guardar os pregos e usar na mesa, mas é sempre bom ter mais pregos, pois os que retiramos dos pallets entortam, quebram, etc.

Beleza. Pegue um dos pallets e desmonte. Muito cuidado para não quebrar as madeiras, nem desperdiçar os pregos. Use o Pé de Cabra para retirar as madeiras e o martelo para retirar os pregos. Se sentir dificuldades em retirar os pregos, use o Pé de Cabra também.


Depois de desmontar, vire as tábuas e martele os pregos até conseguir retirá-los pelo lado oposto.


Cuidado para não se furar, cortar ou ralar. O Tétano é uma doença traiçoeira e não escolhe raça, sexo ou religião !
Se precisar, peça ajuda de um adulto ! Hahahaha !!!

Beleza. Depois de desmontar completamente um dos Pallets, o que sobra é isso da foto abaixo : Três caibros, umas dez tábuas e um punhado de pregos.

  
 Agora, pegue o outro Pallet (igual ao primeiro) e com o pé de cabra retire apenas o caibro do meio. Depois retire os pregos e guarde.


Agora você tem quatro caibros. Pois bem, eles serão os pés da mesa.
Agora pegue o pallet da foto acima e vá retirando as tábuas de cima e reordenando de modo a fechar o pallet (deixar sem os vãos). Você terá que usar as tábuas do pallet desmontado. Use os pregos que retirou do Pallet. Veja na foto abaixo !


Quando terminar de pregar, pode ser que sobre um pedaço do caibro do pallet. Se isso acontecer, use o esquadro, risque e serre essa sobra.


Agora pegue mais duas tábuas e pregue nas extremidades do Pallet, de modo a cobrir o topo (as pontas) dos caibros:


Certo. Isso será o tampo da mesa.
Para fazer os pés, pegue os quatro caibros, e se necessário, tire a medida da altura que quiser e serre os caibros nessa altura. Use o esquadro para fazer a marcação em 90º.
Vire o tampo da mesa e posicione dois caibros para pregar por dentro do tampo. Use mais um caibro como apoio na extremidade dos dois que serão pregados, e use o Esquadro para alinhar os caibros na mesa. Veja nas fotos abaixo. Você vai entender !



Pregue bem as pernas no tampo. Por todos os lados. Se necessário, use pregos maiores, como informei no início do Post. 


Como os caibros que usei de pernas tinham recortes, aproveitei para fazer duas travas nos pés da mesa, pertos do chão. Isso dá uma resistência a mais na mesa no final da história.



Esses recortes nos caibros são os encaixes. Veja na foto o resultado final e as travas.


Pronto !!! É isso aí. Se fizer mais uma meia dúzia dessas, dá pra abrir um boteco !
Achou feia ? Tudo bem ? Joga uma toalha por cima que fica tudo certo !



Se quiser também, dê uma lixada, passe Seladora, Verniz, Tinta, faça Pátina Provençal (que nome bonito !), ou o que o seu coração mandar ! Como eu não tive paciência pra dar acabamento, a toalha e o enfeite de cima já me deixaram satisfeito !

Até a próxima, amiguinhos !

Um comentário:

  1. Gostei da mesinha, fiquei com vontade fazer, mas com os pes curtinhos Para ser de centro, parabéns pelo post, bem explicadinho!

    ResponderExcluir