O objetivo do Blog é mostrar, discutir e aprender de forma sadia tudo que pode ser feito com

materiais e ferramentas simples e acessíveis. Fiquem à vontade para dar pitacos e participar.

10 de fev. de 2012

Mochila Rústica (Tosca)

Aaaaeeeee !!!

O Cambiocó da vez é uma mochila rústica (RÚSTICO = Eufemismo pra TOSCO).
Finalmente um Cambiocó que não seja feito de Pallet.

Para fazer essa mochila, eu tirei como base uma mochila da marca “Duluth” (Duluth Pack), uma empresa americana. Se quiser dar uma olhada no site deles é http://duluthpack.com/. As mochilas dessa marca são boas, geralmente de lona (ou “canvas”) e couro.

A mochila que me inspirei é a da foto abaixo, por ser aparente simples de se confeccionar.


Beleza. Arrumei um pedaço da tal lona (tente conseguir um pedaço em casas de tecidos, espumas, forros para sofá, etc...), inclusive com a cor parecida com a da foto. E uns pedaços de couro. (vá em um curtume, sapateiro, sei lá, se vira.)
Bom, pela foto acima, parece que a coisa tem basicamente o formato de uma fronha (hahaha) com dois couros com regulagem como alça e dois fechos de couro na frente.
Ah, vale lembrar que usei uma máquina de costura reta. (é fácil de mexer, é só dar uma fuçada ou pedir ajuda pra um adulto - Hahahaha !!!) É importante regular a máquina em costura Zig-Zag com pontos de mais ou menos 5mm, bem fechados. Se não souber fazer isso, pegue um pedaço da lona e vá testando as costuras até chegar nisso. A costura reta não funciona muito bem porquê esse tipo de lona desfia nos cantos, e a costura Zig-Zag “segura” a trama do tecido.

Pra começar, cortei a lona com 1,20m de comprimento por 30cm de largura se bem me lembro. Essa medida vai de acordo com cada um. Costurei um bolso interno - onde fica encostado nas costas - com uns 20x20cm (logicamente antes de fechar a mochila com as costuras laterais). Para fazer esse bolso, pegue um pedaço do tamanho que quiser e faça uma costura em formato de “U” acompanhando as bordas do pedaço de lona.
Então, dobre o tecido maior em forma de fronha de maneira que sobre uns 20cm na parte de trás para dobrar para a frente, fechando a “boca” da mochila.


Pronto, aí costure as laterais, sendo que o fundo será a dobra do tecido.
Agora arrume os couros, corte-os com estilete (ou tesoura boa) e leve para um sapateiro costurar. Veja os detalhes.


Fica legal costurar as bordas da parte de cima, que fica sobre a “boca” da mochila. Faça uma pequena dobra, de mais ou menos 1cm nas laterais, dobrado para dentro e passe a costura em Zig-Zag. Quando chegar no final das costuras, vá e volte um pouco a costura para reforçar o final dela. Normalmente as máquinas de costuras tem um botão grande e redondo do lado direito, que quando você mantém pressionado a máquina costura em “marca ré”! Na foto abaixo você entende como vai ficar.


As duas tiras de couro devem ser costuradas atrás da mochila de cima abaixo. O sapateiro ou quem costurar os couros deverá fazê-lo em costura reta, com linha de poliéster ou cordão encerado). Na parte da frente da mochila, a costura !


Arrume um par de fivelas ou fechos de metal para fechar a mochila na frente e mais duas maiores para fechar as alças atrás
Ah, eu fiz dois bolsos na frente também (costurados em “U”, como o bolso interno).
Ah, é mais ou menos isso... Manda ver.

2 comentários: